quarta-feira, 15 de janeiro de 2014


      Esse é um assunto que eu sempre tive vontade de falar, mas sempre fiquei com receio, porque tem sido uma coisa muito usada nos últimos tempos e pra quem estuda moda, discordar disso é pedir pra apanhar. Bem, que me batam.
    Eu sou o tipo de garota que sempre usou (e usa!) calça jeans, camisa de banda e All Star, a tipica adolescente dos anos XX, porém eu gosto das bandas que eu visto, eu escuto. Sim, antigamente usavam o mesmo estilo/tipo de roupa, porém todos que usavam queriam demonstram algo, e pra algumas bandas era meio que um uniforme do quartel, se que é me entendem.
    Com a ascensão dos grupos de estilo (hipster, hippie, indie, folk, entre outros) a midia começou a monopolizar os mesmos. Quero dizer que, até os estilos que antigamente serviam como forma de protesto, virou uma marca ou um objeto de de comercialização.


      A verdade é que como TUDO na vida, perdeu a graça e ficou chato, boring; exatamente como as blusas da Hollister ou os bonés da John John.
      A roupa que você usa reflete exatamente o que você é, temos como exemplo, a Miley Cyrus (to usando ela porque é assunto de repercusão mundial) que começou a usar roupas mais curtas, as vezes nem usa roupa e decidiu cortar o cabelo curto, o que mostra bastante atitude. De fato, essa imagem que ela tem mostrado nas roupas mostra exatamente o que ela quer nos passar com as atitudes.
     E é ai que chegamos ao ponto! Se você usa uma blusa dos Ramones por exemplo, de alguma forma você quer mostrar que você tem atitude e que você conhece a maior banda de Punk Rock do Mundo! Mas é ai que nós meros mortais nos enganamos.
     No último Rock in Rio, algumas pessoas foram paradas e questionadas a cerca de conhecerem de fato os Ramones, a maioria respondeu que não e que só usavam porque tava na moda, ou porque era legal. Sim, eu fiquei revoltada, porque como TODOS sabem, Ramones é a minha banda favorita.
 

      O ponto exato onde quero chegar é que se você usa a camisa de uma banda que de fato você não curte, você está pregando algo que não cabe a você. E isso vale pra tudo na vida. Se você prega algo que não é, você definitivamente não tem personalidade.
     Seguir a moda é legal, andar com roupas da tendência é legal... Mas isso não se aplica a camisas de banda. Você precisa ter atitude e mais que isso! Vestir literalmente a camisa da banda - se é que me entendem.
     Usar uma camisa do Pink Floyd, dos Ramones, Guns n' Roses ou sei la, Elvis Presley, não vai te tornar uma pessoa mais legal ou mais inteirada da moda. Simplesmente, se um fã ou um pesquisador de algo te parar na rua e te perguntar sobre o que são os The Smiths  e você não souber responder, você provavelmente estará no meio de gente sem personalidade.


     A proposta desse texto não é afetar ninguém, mas sim como um ''tutorial'' de encargo de consciência.
Sou a favor das camisas de banda, desde que você se adeque ao estilo e de fato, curta a banda, ouça, tenha no iPod.
     Se você chegou aqui, provavelmente pensa como eu. E além de vestir uma blusa da banda que você curte, você passa a imagem que te compete.
     Não sejam manipuladxs pela midia, ela só quer vender o produto, sem saber se isso afeta ou não os grupos sociais (de estilos, etnias e afins).  E a cada vez que você compra algo que não te compete, a comercialização daquilo só vai aumentar mais e mais... assim como os discos piratas.
     Que todos sejamos conscientes e que de alguma forma não afetemos os outros grupos. Existem regras básicas pra usar camisa de banda. E me desculpem, sou chata mesmo com isso. Leiam esse artigo AQUI.

                                                       PERSONALIDADE É TUDO! 

  

  Sabe de onde vem o nome Ramones? O Beatle Paul McCartney usou o pseudônimo Paul Ramone durante a primeira excursão dos Beatles à Escócia. A banda tomou emprestado dele o sobrenome.

                                                 Que os cabelos de Joey Ramone abençoe vocês, beijos


Image and video hosting by TinyPic

7 comentários:

  1. Post legal, concordo com a ideia "use se você ouvir e tenha personalidade" porém acredito que aqui "a tipica adolescente dos anos XX" você quis dizer 'século XX', já que em 1920 - como fica parecendo quando você usa essa frase - as pessoas usavam roupas completamente diferentes dessas. Enfim, só um toque. Bom post, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anon! Tudo bem?! Então, não usavam roupas completamente diferentes rs. Elas simplesmente passaram por transformações, mas seguiam quase que a mesma base. :(
      Na época que o Ramones estorou/surgiu, o uniforme base era jeans, Chuck Taylor, camisa da banda e uma jaqueta de couro. Quis me referir a isso. Tanto que é que eu coloquei ''e pra algumas bandas era meio que um uniforme do quartel, se que é me entendem.''
      Enfim, obrigada pelo comentário, de verdade. Volte sempre, beijos :*

      Excluir
  2. "Rock não é moda, é estilo."
    Fico tão revoltada quanto você quando vejo isso ...

    http://giseleszarbo.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi! Pra alguns, não só isso mas forma de protesto e estilo de vida. Pra quem cresceu nesse meio, ver o rock e suas vertentes perderem suas raízes por conta de camisa,é revoltante!
      But, PUNK IS NOT DEAD ! \m/

      Volte sempre flor. :*

      Excluir
  3. Super concordo, e um adendo: as pessoas popularizaram tanto as camisetas de bandas, que, eu pelo menos, me sinto super mal de estar usando a camiseta da minha banda preferida, porque se eu sair com ela na rua, alguém vai provavelmente me olhar de canto do olho e fazer algum comentário como ''olha lá, nem conhece e tá usando a camiseta''. Não é como se tivéssemos que nos importar com o que dizem... Mas às vezes rola aquele receio, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa! É exatamente assim que acontece comigo... Eu tenho tantas blusas dos Ramones, e eu confesso que tenho medo de usá-las em certos lugares. Espero que essa fase passe logo, e que parem de comercializar as camisas como se fossem cuecas. Continuo dizendo que existem regras pra usá-las. Obrigada pelo comentário! Beijos .

      Excluir

Conte pra nós o que achou da postagem! Todo e qualquer comentário é bem-vindo, só não perca o respeito. <3